Perca-se… no verde deste concelho

2008
02.28

Castroverde, localizado na zona metropolitana de Lugo, tem as suas vistas pontuadas por paisagens verdes. A gastronomia é, sem dúvida, uma das muitas razões pelas quais este concelho merece uma visita.

Castroverde é um concelho localizado nas imediações da cidade de Lugo e é dirigido pelo alcalde Xosé Maria Arias, que começou esta entrevista falando-nos do encontro que se realizou nesta vila. “Há pouco tempo acolhemos na nossa terra um encontro do nosso ayumtamento com Castro Verde do sul de Portugal, Castroverde de Campos (Zamora) e Castroverde de Cerrato (Valladolid). Este encontro de concelhos homónimos visa um intercâmbio real entre as várias populações que compõe estes municípios”. Xosé Maria Árias quer que este acordo assinado na sua terra não seja apenas um acto institucional. “Espero que este acto interinstitucional não se deixe ficar por isso mesmo. Queremos ter uma presença física em Castro Verde no Alentejo e vice-versa, para que este não seja um acto, meramente decorativo. A ideia é que haja um intercâmbio entre as populações espanholas e portuguesas, pois certamente temos todos muito que aprender uns com os outros”. Para combater esse possível atavismo que normalmente está associado a este tipo de acordos, a associação de reformados de Castroverde galego já está a organizar um passeio turístico até às terras alentejanas para cimentar as ligações já iniciadas.Castroverde e o turismo
O alcalde Xosé Maria Arias explicou-nos a situação geográfica particular em que Castroverde se encontra. “O nosso concelho está situado numa zona geográfica intermédia entre as planícies da Terra Chã e as montanhas. A nossa zona é caracterizada maioritariamente, como o próprio nome indica, por paisagens verdes onde despontam um sem número de castros”.
Como atracções turísticas destacam-se as marcas de um passado romano bem como monumentos eclesiásticos. “Em termos de monumentos este concelho presenteia os seus visitantes com a Igreja de Vilabade conhecida entre nós como a Catedral de Castroverde que data do século XV, o seu estilo gótico encanta toda a gente que aqui passa. Também é possível contemplar na nossa vila fortificações medievais pertencentes aos Castros de Lemos”. Muitos dos visitantes de Castroverde são peregrinos como nos explica Xosé Maria Arias. “Ultimamente temos sido mais visitados por peregrinos pois o Caminho de Santiago Primitivo passa mesmo em frente à Casa do Concello”. O alcalde deste concelho lamenta que o Caminho de Santiago Primitivo tenha sido negligenciado por quem o deve promover. “Os caminhos dependem da Xunta de Galicia, que é quem os fomenta ao nível turístico, sentimos que este caminho, o primitivo, foi esquecido nos últimos dez anos. As razões para isto acontecer infelizmente são maioritariamente políticas. Este é o caminho mais antigo e porventura o mais simbólico, além disso é o único pelo qual é possível passar por Lugo. Nestes dois anos temos vindo a sentir que esta situação está a inverter-se, contudo, achamos que ainda não foi feito tudo o que é preciso para que este caminho seja reavivado e tenha a honra que merece”.
A gastronomia é também uma das grandes mais-valias que Castroverde tem para oferecer aos seus visitantes todavia a oferta hoteleira ainda é diminuta. “Ao nível de infra-estruturas de hoteleira estamos um pouco debilitados já que apenas existe um hotel com dez quartos em todo o concelho. Contudo em termos gastronómicos estamos muito bem servidos de restaurante de cozinha tradicional”. Os pratos que se destacam nesta zona geográfica segundo o Xosé Maria Aria é a caça. “A nossa gastronomia é baseada na cozinha tradicional galega, principalmente aquela que é confeccionada no interior da Galiza, porém, a nossa especialidade é a carne de caça e o cozido. É possível comer javali e corsa de caça entre Setembro a Janeiro quanto ao cozido esse pode ser degustado todo ano”.Agricultura vs. Desenvolvimento
Castroverde depende quase exclusivamente da agricultura, os serviços ou indústria ocupam apenas cinco por cento das actividades dos habitantes deste concelho. O alcalde vislumbra um novo horizonte para que as pessoas voltem para esta terra. “Castroverde tem uma localização extremamente boa já que possui excelentes comunicações com Lugo. Temos uma estrutura rural que confere a esta localidade uma tranquilidade pouco comum na zona metropolitana de Lugo”.
Mensagem Final
Xosé Maria Aria não quis deixar finalizar a entrevista ao jornal «O Primeiro de Janeiro» sem antes convidar “todos os lusitanos a visitar o belo concelho de Castroverde. Somos uma terra hospitaleira, que sabe bem receber todos aqueles que por aqui passam”. O alcalde de Castroverde não deixou de enunciar as qualidades da cidade a que preside, ressalvando a “riqueza cultural, histórica e social da terra. Castroverde é um local maravilhoso para ser conhecido, envolvendo o visitante de uma forma quase mágica”.
O responsável máximo pelos roteiros da cidade não arrisca traçar nenhum caminho para se iniciar o passeio por Castroverde, aconselhando, ao invés, “cada pessoa deve fazer o seu itinerário perscrutando todos os nossos locais de genuína beleza. É um passeio que se faz com gosto, porque o concelho puxa por nós”. A terminar, Xosé Maria Aria lança o repto: “Visitem Castroverde e deixem-se perder de amores”.

—————

O Que ver…

Igrejas: Arcos, Barredo, Francelos, Barreiros, Bolaño, Camiño, Parroquial de Castroverde, Cellán de Calvos, Mosteiro, Cubelas, Espasande, Frairía, Furís, Goi, Masoucos, Meda, Miranda, Mirandela, Monte, Montecubeiro, Moreira, Paderne, Páramo, Pedrafita de Camporredondo, Pena, Pereirama, Pumarega, Rebordaos, Rececende, Riomol, Seres, Souto de Torres, Soutomerille, Tordea, Uriz, Vilabade, Vilalle y Vilariño.
Capelas: Córneas, Do Barreiro, y Ermita de Foxos (Montecubeiro).
Castelos e Fortificações: Castillo Fortaleza de Castroverde, Casa Palacio de Cellán, en Mosteiro; Pazo de Vilabade; Gran Pazo de “O Pacio” (Pena); Pazo de Fornas (Pumarega); Ruinas de Casas-Torres de Arriba y Abaixo (Soutomerille); Frairía y Carballedo; Casas de Pacio y Fidalgo; Rebordaos.

[lang_gl] Como esta semana vai de noticias, vou publicar hoxe unha entrevista, aínda que con algo de retraso, ao alcalde, no xornal portugués ‘o primeiro de janeiro‘.

Xa me contaredes que foi o que máis vos sorprendeu…¡ [/lang_gl][lang_es] Como esta semana he puesto ya varias noticias, voy a publicar hoy una entrevista, aunque con algo de retraso, al alcalde en el diario portugués o primeiro de janeiro’.Comentadme que es lo que más os ha sorprendido…¡ [/lang_es]

Tags: , ,

Comments are closed.